fbpx
Dra. Verena Farha Carneiro
Dra. Verena Farha Carneiro

As 3 Plantas Medicinais Tônicas mais populares na Fitoterapia para fortalecer sua saúde.

Essas Plantas Medicinais podem fortalecer sua saúde. Vem conhecer!

Você sabia que existem plantas medicinais tônicas? Ou seja, plantas capazes de nos fortalecer de forma extraordinária? O conceito de plantas tônicas é dado normalmente a ervas medicinais que criam e fortalecem o corpo e a mente, porque acredita-se que aumentam a vitalidade.

Plantas Medicinais Tônicas

Segundo Dr. Danilo Carneiro, essas plantas tônicas podem ser classificadas em três categorias, aqui conheceremos um pouco sobre elas: Plantas Adaptógenas, Imunomoduladoras e Antioxidantes.

Dessa forma, com os conhecimentos científicos da fitoterapia, podemos utilizar de forma apropriada de plantas medicinais em suas diversas formas de preparo. Inclusive como modalidade de terapia integrativa complementar, que tem uso cada vez mais crescente na população de diversos países e no Sistema Único de Saúde brasileiro. 

Ou seja, o uso de plantas medicinais pode ser caseiro, desde que com conhecimento sólido, construído sob orientação de especialistas ou até mesmo prescrito por profissionais da saúde.

Sobretudo as plantas tônicas podem, entre outras funções, fortalecer sistemas de defesa, incrementar as funções fisiológicas de um organismo debilitado, melhorar o desempenho físico, mental, intelectual e sexual. Algumas delas aumentam a resistência do organismo a condições relacionadas ao envelhecimento. Outras são capazes de aumentar a resistência ao estresse. Então vamos entender melhor.

Três categorias das Plantas Medicinais Tônicas

As plantas adaptógenas auxiliam o corpo a lidar com fatores estressores. Quando usadas de modo correto, podem promover efeitos de regulação metabólica, proporcionando a capacidade do organismo de melhorar os seus mecanismos de defesa, de se adaptar aos fatores ambientais, físicos, químicos e biológicos que causem estresse.

Enquanto passa situações estressantes o corpo humano libera o cortisol, um hormônio que ajuda o corpo a responder a esse tipo de evento. No entanto, níveis elevados de cortisol por longos períodos podem ser muito prejudiciais para o equilíbrio das funções do corpo e mente. As plantas adaptógenas causam impacto positivo no sistema nervoso humano para combater esse desequilíbrio causado pelo estresse.

Por outro lado as plantas imunomoduladoras são plantas que possuem substâncias que atuam no sistema imunológico e potencializam a resposta imune e natural. Em outras palavras, isso significa que elas colaboram para a proteção do organismo contra determinados microrganismos, incluindo vírus, bactérias, fungos e protozoários. 

Ou seja, é ainda possível serem utilizadas, por exemplo, como fitoterápicos para o alívio de sintomas derivados de síndromes gripais como o COVID-19, concluindo uma importante estratégia terapêutica para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Podemos também correlacionar essa atividade de imunomodulação com uma atividade antibiótica ou anti-inflamatória.

Semelhantemente as plantas antioxidantes possuem substâncias capazes de proteger as células atrasando a oxidação celular, que é um processo natural do corpo. Além disso, auxiliam na regulação dos radicais livres. Dessa forma também acabam por favorecer a manutenção do corpo e mente, aumentar a imunidade e prevenir algumas doenças.

Além disso, devemos frisar que existem mais duas categorias de plantas tônicas, que poderão ser tratadas em outro post, havendo interesse de vocês.

As três Plantas Medicinais Tônicas mais populares

Euterpe badiocarpa – Açaí

O açaí é o fruto do açaizeiro, uma palmeira típica da Amazônia. A polpa de açaí necessita passar por um processo de extração para ser consumida. Esta contém proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, minerais (ferro, fósforo, cálcio e potássio), além de ácidos oléicos, fibras, e muitas outras substâncias nutritivas. Sua função tônica antioxidante é a sua característica que queremos ressaltar aqui.

Eleutherococcus senticosus – Ginseng Siberiano

É uma erva tônica adaptógena, usada na medicina tradicional para combater o estresse. Também podem ser listados em seus benefícios, quando usado corretamente, a melhora das funções cognitivas, o fortalecimento do sistema imunológico e a redução da fadiga. A erva também é responsável por diminuir processos inflamatórios no organismo, manter o coração saudável, melhorar a saúde respiratória, fornecer energia e prevenir o desenvolvimento de doenças degenerativas.

Lepidium meyenii – Maca Peruana

É uma planta da qual se extrai as raízes. Deixamos a Maca Peruana por último, pois ela tem benefícios estimulantes da capacidade física e intelectual, estimulante do sistema imunológico e sistema endócrino, fertilizante para ambos os sexos e é extremamente nutritiva. Sendo assim cumprindo funções adaptógenas, imunomoduladoras e antioxidantes.

Mais sobre as Plantas Medicinais

As Plantas Medicinais possuem ainda muitos outros benefícios. Podemos (e devemos) conhecer melhor suas ações e efeitos através do que a Fitoterapia pode proporcionar e que realmente são comprovadas em diversas pesquisas científicas do ayurveda (e de outras ciências).

Em suma, são ricas fontes para promoção da saúde, bem como para aprimorar as funções vitais do organismo e restabelecer o  equilíbrio do complexo mente-corpo. O Portal Veda sempre tem conteúdos e cursos novos para te deixar bem informado sobre o assunto. Fique conosco!

Compartilhe nas redes :)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais conteúdo
Cursos feitos para você