fbpx
Dra. Verena Farha Carneiro
Dra. Verena Farha Carneiro

Os benefícios para a pele e os 6 sabores da alimentação Ayurvédica

Saiba agora mesmo os benefícios para a pele que você pode desfrutar quando entender melhor como equilibrar os 6 sabores da alimentação Ayurvédica.

Grande parte das vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo não são produzidas pelo organismo. Por isso, caprichar na alimentação é fundamental. Na indústria cosmética há muitas opções para deixar a pele mais bonita. Porém a boa alimentação permite resultados bem satisfatórios, principalmente quando você sabe o que consumir de acordo com seu Dosha.

benefícios para a pele
benefícios para a pele

Os Alimentos no Ayurveda – Benefícios de dentro pra fora

Sendo assim, os alimentos são a fonte dos nutrientes que o organismo precisa para sua saúde, beleza e bem-estar. Nós precisamos dos nutrientes para obtermos aquele viço na pele.

O Ayurveda considera os doshas de cada pessoa para propor um plano de alimentação e de rotinas diárias. Não só os doshas, mas também o estado de equilíbrio (ou não) que a pessoa apresenta naquele momento da sua vida.

E esse planejamento vai trazer consequências boas em todo seu organismo, e acabará se refletindo de forma bem nítida na sua pele.

No entanto, existem alimentos que são tóxicos para os três doshas. São aqueles com baixo teor nutricional e fontes de muito açúcar, sal e gorduras. Via de regra, devemos evitar ao máximo alimentos industrializados. Alimentos tóxicos não fazem bem para o organismo como um todo, e vão prejudicar sua pele.

Além disso, alimentos que bloqueiam o movimento (conhecidos como alimentos Tamásicos) não são indicados para manter a pele saudável e bonita, assim como o excesso de carne, fritura e bebida alcoólica. 

Muitas vezes, sem perceber, nós vamos desequilibrando nosso organismo num processo longo e sutil. Inclusive com outros fatores, além da má alimentação, que também influenciam o acúmulo de toxinas. Respiração mal executada, sono desorganizado, falta de sol e estresse, por exemplo.

Eventualmente, quando há alterações na pele, é recomendado um tratamento específico. Mas a melhor maneira de conseguir uma desintoxicação completa é melhorar o fogo digestivo. Livrar as células de Ama (toxinas) é sempre a base de nossa filosofia. Uma pele mais saudável será consequência.

Contudo as massagens, os óleos, os emplastros e a nutrição planejada têm este objetivo. Outros tratamentos tópicos de pele são complementares neste processo. Sempre prestando atenção ao dosha dominante. 

Os 6 sabores da Alimentação Ayurvédica

E como os 6 sabores influenciam nesses processos? Muito mais que apenas procurar comidas mais saudáveis, o Ayurveda busca o equilíbrio entre doce, ácido, amargo, salgado, picante e adstringente para que possamos melhorar a saúde e beleza.

Sempre lembrando que a dieta com seis sabores da Ayurveda deve atender a necessidades individuais, apresentamos cada um deles:

Doce

Resultado da união dos elementos água e terra. Pode ser encontrado em carboidratos, gorduras e proteínas. Presente no próprio açúcar e frutas, mas também nos cereais como arroz, vegetais de raiz como a batata doce e a cenoura e dos laticínios.

Quando consumido em excesso, além de não favorecer o equilíbrio dos doshas, pode trazer várias consequências ruins para a saúde. Como por exemplo, diabetes, obesidade, acnes e colesterol alto.

No entanto, se for adicionado à alimentação do jeito certo, pode ajudar a fortalecer os tecidos do corpo, deixar a pele em dia e ainda trazer mais calma para a mente.

Salgado

Fogo e água se unem para formar o sabor salgado, segundo o conhecimento ayurvédico. São exemplos de alimentos de sabor salgado o sal marinho ou sal de rocha, algas marinhas e alguns frutos do mar como ostras

Em excesso, ele pode acelerar o envelhecimento precoce, causando rugas e obstrução dos poros, por exemplo.

Por outro lado, seu uso na quantidade certa ajuda a lubrificar os tecidos favorecendo a pele, e ainda a acalmar o lado emocional.

Amargo

Segundo o Ayurveda, ar e o éter são os elementos fundamentais do sabor amargo, muito encontrado em legumes de folhas verdes e verduras. 

Seu consumo sem equilíbrio pode deixar o estômago pesado e causar problemas de ansiedade, mas, na medida certa, ajuda a desintoxicar o organismo e a aliviar as emoções. A desintoxicação do corpo e da mente favorecem muito a aparência e funções da pele.

Picante

Composto pelos elementos fogo e ar, o sabor picante está presente em alimentos como pimenta, cebola, alho e mostarda. Ele traz equilíbrio para o metabolismo, além de também ajudar a abrir a mente. Em excesso, no entanto, pode causar irritações de pele e em outros órgãos.

Ácido

Resultado da combinação dos elementos terra e fogo e traz benefícios para o coração, para a digestão e ainda estimula o desenvolvimento intelectual. 

É muito encontrado em frutas cítricas, tomate e também em alguns molhos de salada.

Mas o sabor ácido, fora da medida, pode causar febre, fraqueza e despertar alguns sentimentos ruins, como inveja e raiva. 

Adstringente

Conhecido no Ayurveda por seus benefícios para o sangue e por equilibrar os níveis de açúcar. A terra e o ar formam o sabor adstringente.

Na parte emocional, ainda ajuda a acalmar mentes muito nervosas e a melhorar o estado letárgico. Em excesso pode causar gases, ansiedade e insônia. 

Para consumir esse sabor na dieta, a dica é apostar em alimentos como lentilhas, couve-flor, repolho e maçã verde, por exemplo.

Os benefícios para a pele

Chamados de “rasa” em sânscrito, os 6 sabores são conhecidos há cerca de sete mil anos, sabendo-se que podem trazer uma série de benefícios para o corpo e para a pele se forem consumidos do jeito certo. 

Por isso, mais do que apenas adicionar todos eles na alimentação do dia a dia, é necessário entender o que cada um deles entrega para saber como consumi-los em cada caso. O objetivo é que os doshas (Pitta, Vatta ou Kapha) fiquem em equilíbrio. 

Com isso, corpo e mente se tornam muito mais saudáveis, refletindo na beleza e saúde da pele.

Portanto, conforme Dr. Danilo e Dra Verena sempre gostam de salientar, recomendamos o equilíbrio ideal entre os sabores, o conhecimento do seu dosha e a avaliação de um especialista para orientar o planejamento de alimentação mais adequado para sua dieta pessoal.

Compartilhe nas redes :)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais conteúdo
Cursos feitos para você