fbpx
Dra. Verena Farha Carneiro
Dra. Verena Farha Carneiro

Os 5 fatos sobre alimentação na visão do Ayurveda que podem mudar sua vida 

O Ayurveda tem um entendimento profundo das conexões sutis existentes entre os seres, seus movimentos, sua alimentação e respiração, passagem do tempo, o uso da natureza em nosso redor. A alimentação na visão do ayurveda tem 5 fatos que podem mudar sua vida.

A filosofia do Ayurveda preza pelo cuidado integrado entre corpo, mente e espírito. O cuidado dos três, juntos, levam ao bem-estar e a uma melhor qualidade de vida por meio da harmonia do Ser. E a alimentação na visão do ayurveda está relacionada com corpo, mente e espírito.

Alimentação na visão do Ayurveda
Alimentação ayurveda

Por isso, hoje queremos falar pra você esses fatos sobre a nossa alimentação que podem mudar sua vida. Partiremos do conceito de Agni ou “fogo digestivo”. O Agni é responsável por todos os processos de digestão, assimilação, transformação e metabolismo do corpo. 

No Ayurveda a saúde está diretamente ligada à função gastrointestinal, em outras palavras, sem um Agni adequado e íntegro não estamos saudáveis. Além disso, cabe ressaltar que a alimentação interfere não só no corpo, mas também na mente e no espírito.

Vamos aos fatos:

Primeiramente, a comida deve ser ingerida na quantidade adequada. Os alimentos na quantidade adequada promovem longevidade, não perturbam os Doshas, promovem o fogo digestivo, são facilmente digeridos e eliminados. A regra é sair da mesa com um pequeno espaço livre no estômago.

Divide-se o estômago em 4 partes: 2/4 (a metade) você pode abastecer com comida a cada refeição, mas 1 ⁄4 você vai abastecer com líquido (morno ou temperatura ambiente) e 1 ⁄4 deixará vazio para a movimentação dos Doshas. 

Em segundo lugar, você deve se alimentar apenas quando a refeição anterior tiver sido digerida. Comer antes da digestão da refeição anterior leva à desarmonia dos Doshas. 

Por outro lado, respeitando a regra, os Doshas permanecerão equilibrados, os canais energéticos permanecem abertos, o Agni é beneficiado, ocorre a movimentação saudável dos flatos, fezes e urina. Teremos uma sensação de bem-estar.

Mas como saber quando a refeição anterior foi digerida? Através da fome. Somente devemos comer se sentirmos fome. Ao se alimentar adequadamente, você terá fome no horário certo. 

O terceiro fato é a regra do local agradável com todos os utensílios adequados. Um lugar tranquilo, numa mesa, com todos os acessórios. Deve-se evitar tensão ou quaisquer outros estímulos estressantes durante as refeições. Este pode e deve ser um momento sagrado e de sossego para corpo e mente.

Em quarto lugar é a regra da temperatura. A melhor comida é o alimento quente. Ele tem mais sabor, estimula o Agni, facilita a digestão e o movimento descendente de Vata (aliviar gases e evacuação), acelera os processos digestivos e também tende a dissolver Kapha (mucosidades).

Em quinto lugar não se deve alimentar-se muito rápido nem muito devagar. Comer muito rápido não te proporciona sossego, atrapalha sentir o sabor e textura dos alimentos e não há tempo adequado para uma boa mastigação. Por outro lado, se comer muito lentamente a comida fica fria, você pode aumentar a quantidade de alimentos sem se dar conta, e haverá irregularidade na digestão.

As receitas do Ayurveda

Esses fatos sobre a alimentação, e outros que ensinaremos aqui, são conhecimentos praticados há mais de 5 mil anos. Eles nos ajudam a cultivar uma vida saudável e harmoniosa. O Agni, nosso “fogo digestivo”, precisa dessa atenção para se manter adequado e íntegro. Assim estaremos  cada vez mais perto de uma vida saudável e feliz.

E para complementar esse conhecimento, podemos te ensinar receitas saudáveis que auxiliam (e muito) em nosso  equilíbrio e harmonia. Temos um rico conteúdo de receitas aqui no Portal Veda. Você é nosso convidado para conhecer!

A Dra Verena Farha Carneiro seleciona as receitas do Portal Veda. Ela, profunda conhecedora do assunto, pesquisa e adapta receitas para a versão mais saudável, porém com sabor e aroma maravilhosos! A Dra Verena Farha Carneiro é fisioterapeuta, especialista em Neurociências e Reabilitação, Fisioterapia Hospitalar, instrutora de Pilates e Terapeuta Ayurveda, amante, pesquisadora e praticante da culinária natural.

Conheça nosso curso de Fitoterapia Ayurvédica aplicada as plantas Brasileira onde ensinamos você aplicar conhecimentos da ayurveda com plantas, ervas e frutas que você já tem perto de você. Aplicação pra você, para suas família, para seus pacientes.

Você pode ver várias receitas aqui.

Compartilhe nas redes :)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais conteúdo
Cursos feitos para você