fbpx
Dra. Verena Farha Carneiro
Dra. Verena Farha Carneiro

Os 3 doshas explicados e sua alimentação. Conhecer sua constituição pode influenciar na sua alimentação?

Os conteúdos de Ayurveda estão sempre falando dos “Doshas”. Você sabe o que significa dizer que temos 3 doshas? Saiba que conhecer sua constituição pode te levar a mudar sua alimentação. Te explicamos como.

O Ayurveda sabe que todas as pessoas possuem 3 doshas. Os doshas são mecanismos que governam nosso sistema, como seres completos que somos. Eles são compostos pelos cinco elementos do universo: éter, ar, fogo, água e terra.

Conhecer os Doshas para personalizar a vida

Existem 3 doshas em cada pessoa. Cada dosha possui a combinação de 2 elementos naturais, sendo: 

Dosha Vata –  ar e éter, 

Dosha Pitta –  fogo e água, 

Dosha Kapha –  terra e água.

Primeiramente, dizemos que todo mundo tem os 3 doshas. Porém um deles vai ser predominante, influenciando nossas características, tendências e padrões particulares. 

Um dos dosha é o principal ou outro é o secundário e essa proporção entre eles definem nossa personalidade e funcionamento orgânico.

Sabemos que quando nascemos, possuímos uma proporção dos elementos em equilíbrio (prakriti). Mas com o passar do tempo ocorre certo desequilíbrio natural,  causado pelo estilo de vida, alimentação, pensamentos, estado emocional e espiritual, clima, etc

Portanto, não faz sentido, segundo os conhecimentos milenares do Ayurveda, tentar manter vata, pitta e kapha em níveis iguais. Na verdade, equilíbrio é quando você está com os três doshas nos níveis mais próximos do estado original, ou seja, de quando você nasceu.

Se houver qualquer mudança no estado natural dessa proporção, alterando os níveis dos doshas em você, haverá um desequilíbrio que certamente afetará sua saúde e bem estar.

Por isso é importante conhecer sua constituição, seus doshas. No Ayurveda, os doshas definem as necessidades nutricionais, físicas e psicológicas de cada pessoa, colaborando para planejar uma alimentação e uma rotina que beneficiem o seu corpo, mente e espírito.

Os 3 doshas explicados e sua alimentação.

Vata

Composto pelos elementos éter e água. Essa combinação resulta em pessoas magras, leves e com andar rápido. Fica indicada uma alimentação mais natural, oleosa e quente. Com sabores doces, ácidos e salgados.

A personalidade é marcada pela criatividade acima da média, rapidez para executar tarefas, grande entusiasmo e disposição variante. Vata ainda é marcado pela tendência de ser uma pessoa com excesso de preocupações.

Frutas maduras e adocicadas. Vegetais e cereais cozidos. Laticínios e alimentos de origem animal, como galinha ou frango, frutos do mar e ovos. Evitar alimentos frios, secos, amargos, leves e gelados.

Pitta

O elemento fogo é predominante. É considerado um dosha quente, por isso fica indicado o consumo de alimentos frios, secos e crus. As frutas, verduras, grãos e legumes. Temperos indicados são coentro, cardamomo, erva-doce, açafrão e hortelã.  Os melhores óleos para o Pitta são de girassol e de coco. 

As pessoas de Pitta têm pele clara, cabelos e olhos claros. São agitadas e cheias de energia. Se esse for o seu dosha, evite alimentos com sabores ácidos, salgados e picantes, por aumentarem ainda mais o elemento fogo.

Kapha

É o dosha dos elementos terra e água. Um dosha de qualidades mais frias, a alimentação deve privilegiar comidas quentes. Aposte em vegetais feitos no fogo, feijões, temperos picantes e grãos como cevada, milho e trigo. Os laticínios e ghee não são adequados, pois aumentam as qualidades kapha.

A preferência é das carnes brancas e para adoçar use mel e stevia.  Reduza consumo de óleo e sal. A pessoa de Kapha possui boa resistência física, uma pele fria e pálida, e cabelos crespos. Em relação à personalidade, são tranquilas, relaxadas, afetuosas e tolerantes. 

Conclusão para prática

E aí? Conhecer sua constituição pode te levar a mudar sua alimentação? Deu pra ter uma pequena noção de como fazer isso?

Atente-se que temos aqui apenas uma pequena orientação introdutória sobre os doshas. Lembrando que sempre recomendamos que você procure um profissional habilitado em ayurveda caso queira saber mais do assunto. E, principalmente, se quiser começar a usar o conhecimento ayurvédico a favor da sua saúde e bem estar.

Quer saber mais sobre a ciência milenar do Ayurveda? Quer saber mais sobre sua constituição e sobre alimentação e hábitos saudáveis? Continue conosco!

Sempre temos receitas, cursos e artigos novos no portal para enriquecer seu conhecimento. Sua visita nos alegra! Visite-nos sempre!!

Conheça nossos cursos aqui.

Conheça nossas sugestões de receitas aqui.

Compartilhe nas redes :)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Mais conteúdo
Cursos feitos para você