fbpx
Equipe Portal Veda
Equipe Portal Veda

Os 2 aspectos da imunidade natural do organismo: Vyadhikshamatva

Proteger a saúde, fortalecer o a imunidade natural do organismo e combater os agentes causadores dos distúrbios do nosso corpo, antes que se tornem as doenças propriamente ditas. Este é o princípio mais importante do Ayurveda.

Imunidade é a palavra chave no Ayurveda para a manutenção da nossa saúde. Assim já preconizava o médico indiano Acharya Charaka, por volta do ano 600 a. C., a quem se atribui a autoria de um dos mais importantes textos da medicina indiana, inclusive falando da imunidade natural do organismo. (Acharya, em sânscrito, quer dizer respeitável guru, sábio, especialista).

Portanto o conceito moderno sobre moduladores da imunidade foi descrito na literatura antiga por vários autores do Ayurveda, a milhares de anos atrás. Afirma-se assim que em cada pessoa a imunidade natural do organismo está presente desde o nascimento. Em certa medida, é dada ao recém-nascido através da alimentação das mães. É por isso que a amamentação para recém-nascidos é tão importante!

Sempre que o poder do corpo para combater a doença estiver enfraquecido, várias enfermidades podem ocorrer. Sejam elas infecciosas (vírus, bactérias, fungos, etc) ou inflamatórias e até auto inflamatórias.

Por outro lado, se o sistema imunológico estiver forte e ativo, é muito maior a chance do organismo permanecer saudável. Mesmo diante das ameaças de natureza biológica, química ou física. Nesse caso, a doença tende a não se instalar ou se manifestará de forma mais branda.

Constantemente na atmosfera há inúmeros microrganismos que entram em nosso corpo pelo ar. Nosso corpo tem capacidade para combater esses microrganismos. Este poder natural do corpo é conhecido como Vyadhikshamatva, ou imunidade natural do corpo.

Nesse sentido a Fitoterapia científica atual tem produzido pesquisas que evidenciam o valor de diversas espécies de plantas medicinais. Elas pode ser promotoras, tônicas, moduladoras e estimulantes do sistema imunológico, que são altamente eficientes para melhorar funções de defesa do organismo.

Todavia os leucócitos presentes no sangue têm a capacidade de combater os microrganismos e suas toxinas. Conhecidas como células brancas do sangue, os leucócitos realizam o processo conhecido como fagocitose, que consiste literalmente em “comer” os invasores e digeri-los, passando a identifica-los mais rapidamente nos próximos contatos.

Assim, o mecanismo de fagocitose é uma das principais funções da imunidade para manter o corpo livre de várias doenças, especialmente as de natureza infecciosa.

Entretanto o sistema imunológico é uma rede interativa de órgãos linfoides, células, fatores neuro-hormonais e anticorpos. A função essencial do sistema imunológico na defesa do organismo é bem ilustrada quando dá errado:

Situações de baixa atividade imunológica, podem resultar em infecções graves e até em tumores relacionados à imunodeficiência. Por outro lado, uma atividade excessiva e desequilibrada pode culminar em doenças alérgicas e autoimunes.

Então, ao ter uma dieta nutritiva e equilibrada, respirar ar puro e ter um estilo de vida saudável, estaremos tomando decisões essenciais para se desenvolver uma boa digestão e um metabolismo ativo. Assim estamos contribuindo para a imunidade natural do organismo. Essa é condição fundamental para o bom funcionamento da principal função do sistema imunológico: manter o corpo livre de doenças.

Em contrapartida, as pessoas que têm hábitos alimentares e estilo de vida insalubres, estarão mais suscetíveis ao adoecimento. E a equipe do Portal Veda tem conteúdos diários para ajudar cada vez mais pessoas a tomar decisões saudáveis na busca por mais bem estar e saúde. Nos ajude a colaborar com a saúde de alguém compartilhando nossos conteúdos.

*Este artigo foi baseado no ebook “IMUNIDADE PODEROSA – As dezoitos plantas mais imunizantes”, de autoria do Dr. Danilo Carneiro. O Dr. Danilo Maciel Carneiro é médico, especialista em Medicina Preventiva, especialista em Homeopatia com pós-graduação em Fitoterapia e Ayurveda, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde, autor de diversos livros e pesquisador da área. O livro está disponível aqui.

Compartilhe nas redes :)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais conteúdo
Cursos feitos para você