fbpx
Equipe Portal Veda
Equipe Portal Veda

A Fitoterapia na visão do Ayurveda

O Ayurveda, como sempre gostamos de mostrar, é a  milenar ciência da vida saudável,  que tem como pilar o equilíbrio da pessoa, como ser físico e também mental, social, ambiental, emocional e espiritual . 

Ao passo que a Fitoterapia é uma das ferramentas terapêuticas do Ayurveda. Trata-se da utilização das plantas medicinais para conquistar o equilíbrio do organismo.

Fitoterapia no Ayurveda

Nela fazemos uso das plantas, sejam suas flores, folhas, caules, casca, raízes, sementes e/ou frutos, assim como seus extratos para a manutenção da saúde. Todas as pessoas podem aprender a usar esse conhecimento a seu favor ou a favor de quem está perto dela.

Conforme todos já sabem, desde o princípio dos tempos as pessoas recorriam às plantas medicinais para tratarem os problemas de saúde que surgiam, assim como para obter saúde de forma preventiva. 

Eficaz e Atualizada

Após aproximadamente dois séculos de esquecimento, o uso de Fitoterapia Ayurvédica está ganhando espaço novamente, para que as pessoas possam se manter saudáveis com menos necessidade de recursos químicos, usando remédios que funcionam de acordo com as defesas do corpo e os ritmos da natureza.​

Então a Fitoterapia, assim como outras ferramentas do Ayurveda além de ter a origem em um conhecimento acumulado ao longo de milênios, é extremamente atualizada e oferece fórmulas e práticas eficazes para muitos distúrbios que afetam tanto a mente quanto o corpo.

Na rica Fitoterapia Ayurvédica, cada planta medicinal possui cinco importantes propriedades: o sabor (rasa), o efeito pós-digestivo (vipaka), a potência (virya), as ações sobre as funções vitais (Doshas) e os efeitos especiais (prabhava).

Quando os médicos prescrevem a fitoterapia estas cinco propriedades são levadas em conta. Normalmente as plantas medicinais são utilizadas na forma de fitocomplexos, ou seja, fórmulas com três a dez plantas, às vezes mais, valendo-se do efeito sinérgico e complementar entre as várias plantas onde o todo é maior que a soma das partes.

Por isso a equipe do Portal Veda está sempre trabalhando para contribuir no sentido de garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da nossa biodiversidade. 

No SUS, ciência comprovada

Nesse sentido, é o objetivo da Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, nosso Ministério da Saúde. Este programa, segundo Dr. Danilo Carneiro, leva a fitoterapia para mais de 3.000 unidades de saúde, em 900 municípios, ofertando os produtos fitoterápicos e plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 12 mil pessoas são beneficiadas todos os anos com o uso da fitoterapia.

Contudo, para cumprir nossa missão de contribuir, além de todo conteúdo gratuito que você pode encontrar no Portal Veda, iremos oferecer 4 cursos relacionados com fitoterapia, dos quais o primeiro já está no ar: “Plantas Calmantes da Mente”.

Conforme vemos, este curso tem 6 aulas com aplicação prática para pessoas iniciantes e para os experts em cuidados com a saúde através das plantas. Ele vai te apresentar 8 das plantas medicinais mais comuns que acalmam e equilibram o Sistema Nervoso e a mente. 

Usar as plantas para equilibrar nossa saúde e trazer bem-estar é um conhecimento fundamental e útil que cremos que deve ser compartilhado.  Você é sempre muito bem-vindo ao nosso Portal, onde compartilhamos vários materiais para contribuir com sua saúde e bem-estar e da sua família.

Conheça o curso clicando aqui.

Compartilhe nas redes :)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais conteúdo
Cursos feitos para você